Diabetes uma doença que podemos evitar tendo hábitos saudáveis

Em 19 de Novembro de 2020 às 08:05
Diabetes uma doença que podemos evitar tendo hábitos saudáveis

O Novembro Azul é constantemente lembrado como o mês voltado para a saúde do homem, este período também é de conscientização e combate ao diabetes. Uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina, hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, que produz. No Brasil, 16 milhões de pessoas têm a doença, ou seja, um em cada nove adultos, e estima-se que 46% deles não sabem. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), em 2045 serão 20 milhões de doentes.

O diabetes é um fator de risco para doenças cardíacas, como: infarto e o acidente vascular cerebral (AVC). Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mais de dois terços das pessoas que morrem do coração têm diabetes e mais de 80% das mortes por diabetes estão relacionadas a problemas cardíacos e renais, ou seja, vasculares.

A doença se manifesta através de dois tipos. O tipo 1 é caracterizado pela falência das células beta no pâncreas; e o tipo 2, que se dá por resistência à ação da insulina, tendo a obesidade como um dos principais responsáveis.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) atribui à má alimentação e à falta de exercício físico como a maior causa de diabetes. Desse modo, ter hábitos de vida saudáveis é a maior ferramenta na prevenção do diabetes. Para quem já possui a doença o ideal é controlar a insulina tendo uma dieta saudável com alimentos naturais e evitando o consumo de produtos processados, como açúcar.

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

Centrocardio 2020 © Todos os direitos reservados
Desenvolvido por