5 hábitos simples para um coração saudável

Em 5 de Julho de 2019 às 15:51
5 hábitos simples para um coração saudável

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) essas práticas simples ajudam a garantir mais saúde para o seu coração, evitando doenças cardíacas graves como infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).

1. Não fume

As doenças causadas ou agravadas pelo fumo correspondem a 63% das mortes do planeta. Em 2011, o cigarro foi responsável pela morte de quase 6 milhões de pessoas em todo o mundo – dessas, 600 mil eram fumantes passivos.

Até 2030, serão oito milhões de vítimas. Parar de fumar é difícil, mas possível.



2. Faça exercícios

O exercício físico não deve fazer parte da rotina apenas de quem quer entrar em forma. A atividade é um dos itens mais importantes para fazer o corpo funcionar corretamente. Os exercícios afastam doenças cardiovasculares , reduzem a necessidade de medicação em quem tem hipertensão, reduzem a enxaqueca , fazem bem ao cérebro e melhoram a performance sexual e a capacidade pulmonar.



3. Controle o peso

O excesso de peso é prejudicial à saúde. A obesidade praticamente dobrou no mundo nos últimos 30 anos, afetando 500 milhões de adultos, a maioria mulheres. O excesso de peso predispõe à doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e colesterol alto.



4. Controle a pressão arterial

Quando for ao médico, seja de qualquer especialidade, peça para ele medir sua pressão arterial e fique atento se ela está acima de 12 por 8, o valor considerado normal.

Se tiver histórico de hipertensão na família, faça o acompanhamento a partir dos 30 anos e não descuide da quantidade de sal ingerida. A hipertensão arterial aumenta a probabilidade de ter um derrame, infarto, insuficiência cardíaca, doença renal e morte prematura.



5. Faça uma dieta balanceada

Excesso de açúcar, sal ou gordura são os principais vilões de uma alimentação adequada. Uma dieta balanceada inclui porções de frutas, legumes e verduras, além das proteínas advindas das carnes, de preferência, as magras.


Fonte: Saúde - iG
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